Centro de Anemia Falciforme será inaugurado hoje em Itabuna

Homenagem à médica Conceição Benigno
Arquivo

 

A partir desta quarta-feira, 17, cerca de 1100 pacientes de mais de 50 municípios das Diretorias Regionais de Saúde de Itabuna, Ilhéus, Jequié e Eunápolis voltam a receber atendimento de equipes especializadas e remédios gratuitos no Centro de Referência em Doença Falciforme de Itabuna (CERDOFI), que teve os serviços interrompidos no ano passado pelo governo anterior. A unidade será reinaugurada às 14 de hoje com as presenças do prefeito Claudevane Leite, do secretário Renan Araújo e do secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla.

O CERDOFI, que recebeu o nome da médica Maria Conceição Benigno Magalhães, falecida no ano passado, foi reformado com recursos do município e contará com atendimento de especialistas como neurologistas, farmacêuticos, hematologistas, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista. A unidade de referência atenderá cerca de 500 pacientes com doença falciforme, 400 com traço de falciforme e 200 casos de outras hemoglobinopatias.

O secretário de Saúde Renan Araújo destaca que Itabuna é um dos poucos municípios do interior do país a contar com equipes para atender os portadores da doença falciforme. “A reabertura do CERDOFI vai facilitar o diagnóstico precoce da doença e melhorar qualidade do tratamento dos pacientes” observou Araújo, acrescentando que a unidade está abastecida dos medicamentos necessários.

A doença - A anemia falciforme é uma doença hereditária causada por mutação genética, responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos. Entre os sintomas da anemia falciforme estão dores articulares, fadiga intensa e palidez. Ela é mais comum em pessoas da raça negra, sendo que a Bahia é o primeiro estado brasileiro em número de casos.

O Centro de Referência em Doença Falciforme Dra. Maria Conceição Benigno, localizado na rua Miguel Calmon, no centro de Itabuna,  funcionará das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.  Na unidade, os pacientes contarão com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, exames laboratoriais específicos e receberão orientação farmacêutica, com distribuição de remédios, conforme a rede de seu município.

Além do CERDOFI, serão reinauguradas nesta terça-feira, a partir das 15 horas, as unidades básicas de saúde Dr. Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia, e uma hora depois, a U.B.S Calixto Midlej, no bairro Nova Itabuna.

Quem foi a homenageada - A médica Maria Conceição Benigno Magalhães foi diretora do Hospital Manoel Novaes, participou ativamente da Campanha do Aleitamento Materno, tendo sido uma das responsáveis pela conquista do título “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef).

Conceição Benigno, como era mais conhecida, também foi diretora do Hospital de Base de Itabuna e ocupou diversos cargos na Secretaria de Saúde da Bahia, sendo o último deles na Diretoria de Programação e Desenvolvimento de Gestão Regional. Em 2004, ela foi candidata a vice-prefeita de Itabuna.